Procurar por Letra: 0-9 - A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Emulador do Atari 2600 - DOWNLOAD!

Sente saudades daquele Atari 2600 velho de guerra que não funciona mais de tanto pó ou que sua mãe jogou fora uns anos atrás? Então descubra como ressuscitá-lo em seu computador!

Por Paulo C. Barreto - atualizado em 18/02/2004 (http://fliperama.terra.com.br/emuladores/atari/index.html)

Download

Há vários emuladores de Atari no mercado. Mas quando se fala de programas que fazem o computador "vestir a camisa" do Atari e rodar os divertidos jogos dos anos 80, Stella é um nome indispensável.

Além de ser o mais popular dos emuladores de Atari, o Stella é disponível em versões para todas as plataformas relevantes. E não custa um centavo: o Stella é distribuído "de grátis".

Mas antes de baixar o emulador, certifique-se de ter um descompactador de arquivos. Para abrir pacotes de extensão .zip, é preciso instalar previamente um utilitário como o WinZip, se você já não o tiver.

Para baixar o PCAEWIN ( Emulador Atari ), clique aqui! (1,54 MB)

Essa é a versão para Windows. Se tudo correr bem, você encontrará o arquivo stellax_113a_win32.zip na pasta que você escolheu para o download.

Instalação e Configuração

Para instalar o emuladore é ainda mais fácil. Basta descompactar o arquivo que você baixou em uma nova pasta, que pode ser por exemplo "c:\stella" (sem as aspas).

Feito isso, crie um atalho para o programa. Com a ajuda do Windows Explorer, localize a pasta \stella no seu drive C: (o disco rígido principal). Dentro dessa pasta, lá está um ícone familiar: é o Stella sob a velha logomarca da Atari Corporation! Para não ter que mexer no Windows Explorer toda vez que quiser usar o Stella, crie um atalho do programa na sua Área de Trabalho.

E pronto! Agora, toda vez que você quiser usar o Stella, é só dar um duplo clique no atalho do programa.

Configurações: a rebimboca da parafuseta

Há pouco a mexer no StellaX, exceto em casos excepcionais. Clique no botão Options e confira:

- ROM (.bin) file path: é a pasta onde se encontram os arquivos de ROMs. Se você tiver arquivos em outras pastas que não a padrão (por exemplo, num CD-ROM ou num disquete), clique em "Browse..." e localize a pasta correta.

- Mouse should emulate paddle: qual dos quatro paddles virtuais (de 0 a 3) deve ser emulado pelo mouse. Se você não tem jogos para paddle ou está satisfeito com o funcionamento padrão do mouse, deixe como está.

- Auto select video mode: se (e somente se) você tiver problemas de vídeo ao executar os jogos, desmarque esta opção.

- Disable Sound/Disable Joysticks: marque para desabilitar o som e os joysticks, caso seja necessário.

Alguns probleminhas

Em sua versão atual, o StellaX só roda em tela cheia. Alguns jogos podem não funcionar (cada caso é um caso), e em certas configurações o emulador pode não se entender com sua hiper-mega-poderosa placa de vídeo. Portanto, se uma vez ou outra o StellaX (ou, pior, o Windows todo) travar, não diga que não avisamos.

Como usar o emulador

É aqui que a diversão começa... Abra o programa. Aparecerá a janelinha do emulador com a lista de jogos disponíveis. Por padrão, o StellaX só acompanha os seguintes títulos: Elk Attack, Okie Dokie, Oystron e This Planet Sucks, além de um cartucho virtual de padrão de teste. Só isso? Cadê o Enduro, o River Raid, o Pac-Man? Não se desespere...

Como obter as ROMs

Para botar os megassucessos de público e crítica do Atari 2600 para rodar no StellaX, primeiro é preciso baixar separadamente a ROM (arquivo correspondente ao conteúdo do cartucho) de cada jogo. Como achar as ROMs na Internet? Dê uma olhada nos links que listamos na coluna da direita, logo acima das imagens!

Mas... Não se esqueça que é ilegal fazer o download das ROMs sem possuir os cartuchos originais ou permissão para tal...

Como pôr as ROMs para rodar

Tem os cartuchos? Visitou os sites que listamos? Baixou as ROMs de sua preferência? Então agora copie as ROMs obtidas para a mesma pasta onde o próprio StellaX se encontra. Se as ROMs estiverem zipadas, descompacte-as primeiro. Quando você abrir o StellaX novamente, os nomes dos novos jogos disponíveis aparecerão na lista da tela principal.

Você poderá rodar qualquer jogo da lista com um duplo clique (ou marcando o nome do jogo e clicando no botão "Play" abaixo do quadro). E pronto: o jogo ocupa toda a área do monitor, transportando o usuário de volta à era Atari.

Comandos: a ação do jogo

Esta é uma lista resumida dos comandos de teclado; a lista completa se encontra no (nababesco) manual que acompanha o StellaX. Ah, sim: para sair do jogo corrente e voltar à tela principal, pressione Esc.

Os outros comandos são os seguintes:

- Joystick: setas de direção do teclado

- Botão: barra de espaço

- Select: F1

- Reset: F2

- Color/BW: F3/F4

- Dificuldade B/A: F5/F6

Teclado ou Joystick?

Se você tiver um joystick configurado para funcionar no Windows (joystick de PC mesmo, não o do console do Atari), você poderá usá-lo no StellaX, sem problemas. Mas o teclado dá para o gasto: pelo menos é bem mais confortável que o velho controle pretinho do console... Para emular o paddle, é só usar o mouse.

Procurar por Letra: 0-9 - A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z